Apresentação

Sobre o Memorial Bom Jesus dos Aflitos em Parangaba

No ano de 2018, por iniciativa do Padre Charles Alves SDS, foi decidido reunir todo o material que pudesse, de alguma maneira, contar um pouco da tradição do Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da Paróquia de Parangaba.

Entre fotos novas e antigas, vídeos, documentos, depoimentos, artigos divulgados em revistas científicas e dissertações de graduação e mestrado, tentamos reunir aqui todo o material que temos disponível sobre essa tradição que nos permite refletir sobre o período da colonização no Ceará, os povos nativos que por aqui viviam e o trabalho de promoção religiosa feito pelos sacerdotes jesuítas desde 1607.

Não obstante procuramos, com a ajuda das redes sociais, publicar fotos das atividades recentes em torno da Festa do Bom Jesus dos Aflitos.

Esperamos que esse material sirva não só aos fiéis devotos que podem com esse recurso se reconhecer em sua própria história, mas que sirva também como material de pesquisa aos futuros pesquisadores desse tradicional festejo que acontece todos os anos até os dias de hoje.